
O Japan Expo é um evento organizado em conjunto com o Comic Con em Paris. Sua 14ª edição ocorreu entre os dias 4 e 7 de Julho, no Paris-Nord Villepinte Exhibition Center.
Segundo fontes é o maior evento de Anime da Europa, e eu, que estou em um intercâmbio em Aachen, na Alemanha, não poderia perder né?Imagine o Anime Friends, com estrutura de Brasil Game Show, o dobro de público e o triplo de espaço.
Agora dê uma turbinada no que você imaginou.
É isso que é o Japan Expo.
O Japan Expo tem tudo que os eventos de anime do Brasil tem: cosplay, animekê, exibições, grupos de fãs, games, estandes de venda, cultura japonesa, paintball, vários palcos, espaço Just Dance...
Tem até atrações que existem no Anime Friends e na minha opinião não combinam tão bem com o tipo de evento, como carros turbinados e ringue de vale tudo.
Talvez isso esteja também em eventos referência do Japão e Estados Unidos, como Comiket e Otakon e faça mais sentido por lá, mas como nunca fui em nenhum deles não posso falar com certeza.
Assim como o Brasil Game Show, o evento trás algumas diferenças importantes em relação ao que estamos acostumados nos eventos de Anime no Brasil e que deixa o evento com um ar mais profissional.
Por exemplo o local não foi uma escola, faculdade, shopping abandonado ou outra estrutura improvisada. O local em que o evento aconteceu é o Paris-Nord Villepinte Exhibition Center, centro de convenções gigante e que até tem uma estação de RER (trem urbano) dedicado a ele.
O tamanho do evento me impressionou muito. Por exemplo, sabe aqueles galpões enormes do Mart Center(local em que o Anime Friends aconteceu nos anos retrasados)?
O Japan Expo tinha dois.... só pra filas.Não cheguei a ver ele tão preenchido de gente, pois todos os dias em que cheguei o evento já tinha aberto, nem parei direito na fila pois estava com ingresso antecipado e eles são muito eficientes.
O tamanho de uma das saídas de segurança também impressiona.
O espaço principal do evento é todo coberto, sendo que o espaço utilizado tem uma área total que deve ser tão grande quanto o espaço total tanto coberto quanto descoberto utilizado pelo Anime Friends no Mart Center. Isso sem contar uma grande área descoberta que é fora dos galpões, mas ainda dentro do centro de convenções, livre para que o pessoal possa tomar um ar e descansar.
Além de palcos voltados a cosplays, apresentações de cultura japonesa, games, comics, exibições e outros, o evento também contava com dois palcos principais, um voltado a apresentações musicais e outro voltado a apresentações especiais.
Os dois espaços eram enormes.
Cada um deles tinha galpões inteiros para o público, e eles eram maiores que o dobro dos galpões do Mart Center.
Várias empresas grandes estavam presentes lá como Square-Enix, Namco Bandai e a nossa amada Nintendo, que estiveram com trailers exclusivos, celebridades e demos de games ainda não lançados.
Inclusive estava rolando a todo momento no espaço Pokémon do estande da Nintendo um vídeo do Junichi Masuda, falando sobre a inspiração da França para Kalos e o novo pokémon espada Honedge.
A área da Nintendo era fantástica, com vários demos jogáveis de títulos ainda não lançados, como Super Mario 3D World, Mario & Luigi Dream Team, Sonic Lost World, Pikmin 3, Zelda A Link between Worlds e Donkey Kong Tropical Freeze.
Além disso a área possuia um palco muito bem elaborado, com um telão com projetor de altíssima definição e potencia, ligado a várias câmeras que filmavam a todo momento não só o palco, mas também a mini arquibancada onde os staffs organizavam os mini torneios.
A todo momento havia algum torneio rolando no palco, de Mario Kart 7, Monster Hunter 3 Ultimate e Luigi's Mansion Dark Moon, com 3DSs ligados ao telão, que mostrava a tela principal de todos os participantes, focando no meio na tela dos jogadores que estavam ganhando.
Aguardo ansiosamente o dia que a Gaming vai fazer algo do tipo no Brasil. A galera vai pirar.
O evento também tem coisas que não temos parecidas ou frequentes nos eventos do Brasil, como estandes com robôs, encontros amorosos geek, casa amaldiçoada, espaço steampunk, Ghostbusters, Go e uma brincadeira tipo batalha campal, mas em que você veste aquelas roupas que deixam com aparencia de lutador de sumô, a arma são aqueles macarrões de piscina e o objetivo é derrubar um polvo que está na cabeça do adversário.
O Japan Expo/Comic Con tem muitas coisas impressionantes que até anos atrás imaginar algo do tipo no Brasil era apenas como um sonho lunático.
Porém atualmente eventos como o Brasil Game Show e o Anime Friends em um certo ponto estão cada vez mais bem estruturados, não deixando muito a dever a ele.
E, se alguns erros forem corrigidos, em não muito tempo vão alcançar esse nível.