
O Anime Friends é considerado o maior evento de cultura pop oriental da América Latina, o que força o evento a ter, de alguma forma, atividades voltadas a jogos eletrônicos.
Desde sua criação, o AF sempre trouxe ambiente para os fãs de games. A Press Start, por exemplo, sempre foi uma referência do evento quanto a um ambiente para campeonatos de jogos de luta, e sempre centralizou as atividades do gênero dentro dos demais eventos da organizadora.
Porém, com o crescimento do cenário de eSports, e o aumento de eventos do ramo no Brasil, se tornou uma necessidade a criação de ambientes mais elaborados que possam oferecer uma experiência melhor para os fãs de jogos eletrônicos. E como o Anime Friends deste ano se saiu com isto?
Bem, a Press Start continua no evento como sempre. Porém, o ambiente é modesto, e conta com 1 ponto para gameplay de apenas alguns jogos que já existem no mercado há certo tempo, entre Naruto Ninja Storm 3, Ultra Street Fighter IV e etc. Fora que a estrutura demorou para ficar pronta (o espaço só terminou de ser montado, de fato, no primeiro domingo do evento).
O lado bom do ambiente é que a inscrição para os campeonatos custam apenas R$ 10, com premiações que variam entre R$ 300 e R$ 500 de cartões de crédito para uso em jogos. O lado ruim é que a experiência se limita a jogar apenas os games expostos.
Apesar do ambiente ter um foco em atividades de jogos eletrônicos, são poucos os estandistas que focaram no direcionamento. O estande focado em Crossfire, por exemplo, permitia que o visitante jogasse o game a vontade e ainda concorresse a produtos da Razer.
Já o estande da Bandai Namco era pequeno, e trouxe 4 pontos para jogos da publisher: 2 para experimentação de Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 e 2 para Saint Seiya: Soldier's Soul. Nada de Tales of, One Piece, J-Stars ou nada do tipo. Apenas jogos que serão localizados aqui no Brasil.
Agora, de todos os estandes, o que mais nos decepcionou foi o ambiente voltado à League of Legends. Com a popularização do jogo (e até o aumento de cosplayers dos personagens no evento), ficou claro que já havia passado da hora de promover atrações direcionadas ao público do game. E quando foi anunciado que o Anime Friends deste ano teria um espaço de dedicado ao jogo, até ficamos na expectativa.
Infelizmente, o ambiente se resume a 40 computadores rodando o jogo online, e só. Nada de telões, competições e toda a experiência do eSports que o game promove. Nada de equipes pré-montadas no local para se desafiarem. Nada de conhecer pessoas no local, e quem sabe fazer novas amizades para o jogo. Basicamente, você tem a mesma experiencia que teria em casa - e talvez, de uma forma inferior, uma vez que a conexão do espaço esta sujeita a falhas (sim, aconteceu da conexão cair em alguns momentos do evento).
O resto do espaço foi aproveitado para estandes que não necessariamente estavam ligadas à jogos eletrônicos, entre escolas de arte, bancos, fabricantes de salgadinho e ringues de luta livre.
A área de games do Anime Friends deste ano existe, mas ela é fraca se comparada a qualquer outro evento do gênero que já foi ou ainda será realizado este ano. Os jogos eletrônicos existem de forma constante na vida do público que frequenta o evento, e é necessário encarar as atividades da área com seriedade. Caso contrário, ficará cada vez mais fácil competir com o maior evento de cultura pop da América Latina.