
Neste final de semana, aconteceu em São Paulo o Ressaca Friends 2015, um tradicional evento voltado ao público fã da cultura pop oriental. Se você já foi em alguma das edições passadas do evento, deve saber exatamente sua estrutura, até porque, o Ressaca Friends deste ano não trouxe muita coisa de diferente se comparado às edições passadas. Mas mesmo sem grandes novidades, nós ainda gostamos do Ressaca Friends, e damos os motivos para esta edição ter sido tão boa quanto as outras.
É saudoso voltar a Universidade Cruzeiro do Sul depois de 1 ano. O local suporta muito bem o evento, com salas grandes e confortáveis, além de contar com um ótimo ambiente ao ar livre. E com o sol escaldante de ambos os dias, tudo estava perfeito para o pessoal sentar na grama e até mesmo fazer um piquenique.
Com um calor forte, e um ótimo local ao ar livre, por que não fazer um piquenique no evento?
O evento encheu? Um pouco. Mas deu para notar a diferença de público em relação às edições anteriores. Apesar da grande quantidade de pessoas, ainda dava para se andar no evento (e de uma forma tranquila, diga-se de passagem). O curioso é que ouvi comentários de que os ingressos estavam esgotados, o que significa que houve um controle melhor do público em relação a lotação do local, e isto é algo muito positivo.
O evento estava cheio? Sim. Mas ainda era possível andar e se acomodar tranquilamente.
Tudo o que já conhecíamos estava lá, como em qualquer outra edição. Desde as atrações intermediárias no palco...
De entrevista a YouTubers famosos à Anime Bingo e shows de bandas covers, o palco contou com atrações típicas - e que o público gosta.
... as estandes de produtos nerds...
Chaveiros, bótons, camisetas e tudo o que costumamos ver a venda nos eventos estavam lá nos estandes.
... e todas as demais salas temáticas do evento, proporcionando atrações e comodidade aos visitantes sem qualquer tipo de custo adicional.
Podemos falar por experiência própria: as salas são um dos destaques do evento, com atrações e atividades para todos os gostos.
Também não faltou nenhuma atração internacional. O Ressaca deste ano ficou marcado pela presença da banda Sambomaster, famosa por músicas em diversos animes e, por um destaque pessoal, em games como Ouendan.
O Sambomaster marcou a presença de uma banda internacional no evento.
E os cosplayers? Eles estavam lá, como sempre estiveram. E faço aqui um comentário que vi de um amigo, elogiando os trabalhos dos cosplayers presentes. Muitos projetos eram rico em detalhes, indo desde as tatuagens mais ocultas à LEDs e brilhos nas armas.
A mudança na segurança do evento
A equipe de segurança mudou. Vi muitas reclamações de que eles estavam vasculhando a fundo muitas coisas, e até jogando fora desodorantes aerosol (o que eu só acho errado devido ao fato de que uma galera lá tava precisando muito).
Passei pela revista em todas as vezes que tive que entrar no evento, e não achei nada abusivo. Jogavam foram meu Old Spicy que comprei lá fora, o que me doeu, mas não reclamei. Já vi casos absurdos de visitantes fazendo besteira, e enfim vi uma mudança na parte da segurança que veio muito bem a calhar. Já vi amigos quererem bancar espertos e colocarem canivetes dentro do tênis ou sapato apenas para burlar a segurança, e desta vez, eles até mesmo vasculharam calçados em alguns casos.
Sei que a reclamação de alguns está no fato de que a grande maioria não pode pagar o pato da revista por conta de alguns poucos que fazem coisa errada. Acho este tipo de comentário muito inválido. Não existe maneira de restringir mais as possíveis ameaças sem ser mais restrito com todo mundo. É um preço que pagamos por uma melhora na segurança, e não vejo nada de errado nisto.
Se tem algo que o Ressaca Friends se destaca é a possibilidade de interagir com o evento em si. Sabemos que a concorrência com eventos do gênero nerd está grande, ainda mais em São Paulo. Porém, mesmo sabendo exatamente o que o evento terá, me sinto muito mais a vontade estando no Ressaca Friends e interagindo com todos de forma geral do que pagando preços altíssimos em feiras para pegar filas e mais filas, ou passar stress de não conseguir acompanhar algumas atrações.
Em um ano que não tivemos nem o Anime Dreams e muito menos os eventos intermediários da Yamato, o Ressaca Friends cumpriu bem com o seu propósito. Ele não trouxe nada de excepcionalmente novo, mas matou a nossa saudade do evento e, principalmente, das pessoas nele presentes. E diga-se de passagem, não precisamos que o evento seja diferente do que ele já é. Precisamos que ele seja exatamente como sempre foi, e garantindo que consigamos encontrar as pessoas das quais sentimos falta durante todo o ano.