
Parece que foi ontem que jogávamos nosso Game Boy e atravessávamos o mundo enfrentando líderes de ginásio enquanto capturávamos monstrinhos de bolso. Passou rápido, mas já fazem 20 anos desde que o primeiro jogo de Pokémon foi lançado, uma data que precisa ser comemorada com festividades.
Infelizmente, os fãs brasileiros estão carentes de eventos oficiais dado a saída oficial da Nintendo no país. Mas uma data tão importante não poderia passar batida, certo? Especialmente para o público do Brasil, que acompanha a trajetória da franquia desde a chegada do anime no país, em meados de 1999.
E é por isto que, no último mês e meio, a equipe N-Party trabalhou arduamente para organizar o Poké Party Day, o primeiro evento totalmente dedicado à franquia, comemorativo de seus 20 anos.
"Nas últimas 6 semanas, fui dormir quase que todos os dias às 3 da manhã, correndo atrás de todos os recursos necessários para o evento junto com a nossa equipe" diz Mario Toledo, um dos organizadores do evento. "nós quisemos trazer para nosso público algo especial, algo que nós queríamos fazer há tempos: um evento com a nossa cara, permitindo que as pessoas sentissem a nostalgia de Pokémon, se divertissem nas mais diferentes atividades que cercam a franquia e conhecessem novas pessoas com os mesmos gostos. Nós sentimos na obrigação de fazer isto pelo nosso público, e também porque não queríamos deixar passar os 20 anos de Pokémon em vão."O dia 27 de fevereiro começou chuvoso na capital paulista, mas isto não impediu os fãs de acordarem cedo no sábado e começarem a formar fila na porta da Associação Aichi do Brasil, no bairro da Liberdade.
Haviam pessoas de diversas regiões da cidade, interior e até de outros estados, como a Clara, que veio do Rio de Janeiro fazer uma visita a cidade e prestigiar o evento. Às 11h da manhã, a fila já estava dando a volta na rua.
Os fãs chegaram cedo no evento para garantir sua entrada
A estrutura estava tudo dentro dos conformes. Nas áreas fechadas e externas, e com o auxílio de seguranças e bombeiros, além dos staffs de nossa equipe, o público pode se entreter com as demais atividades do evento em uma tarde tranquila e amigável.
No local, além de pessoas que acompanham os monstrinhos desde a era Game Boy, haviam também aqueles que nunca tiveram um contato com a saga.
Muitos fãs mirins foram acompanhados de seus pais e mostraram a força Pokémon
Aqueles que nunca jogaram os jogos clássicos da franquia se divertiram no festival de jogos de console. Haviam pontos de Nintendo 64 dedicados para títulos como Pokémon Stadium (1 e 2) e Pokémon Snap, além de um Super Nintendo com um Super Gameboy, onde estava rolando um desafio especial para ver quem derrotava a Elite 4 de Pokémon Yellow com um time pré-montado.
O sorriso estampado no rosto dos treinadores era constante
Por falar em video-games, não poderíamos deixar de ter uma área dedicada ao 3DS. O espaço da LOP-SP ficou contagiado por diversos treinadores que batalharam no quarto premier deste ano, valendo championship points para o mundial.
O Premier Challenge da LOP-SP contou com partidas acirradas dos participantes
Yan Sin, o ganhador do campeonato de 3DS, conta que passou por pouco da primeira fase, mas que quer representar o Brasil este ano no mundial.
Gostei bastante do evento; estava muito bem organizado, as palestras foram interessantes e as premiações foram muito legais. O campeonato foi bem acirrado, passei por pouco na primeira fase e com sorte consegui levar o torneio após excelentes jogos, principalmente na final.
Se tudo der certo eu estarei representando o Brasil na categoria VGC no mundial desse ano (que sera em São Francisco, Califórnia) e pretendo fazer meu melhor pra tentar levar o título pra casa. Espero poder participar dos próximos Poké Party Day e muito obrigado à organização por fazer o evento possível.
O público mais casual do 3DS esteve por toda parte, não só coletando encontros no Street Pass, como também realizando trocas ou jogando em partidas multiplayer de outros jogos, entre Mario Kart 7, Monster Hunter 4 Ultimate e muitos outros!
O público aproveitou todo o espaço do evento, e até mesmo na área externa haviam pessoas batalhando, trocando Pokémon ou jogando outros games do 3DS em multiplayer.
Novas experiências
Além dos video-games, o Trading Card Game (TCG) também marcou forte presença no evento. Em um espaço dedicado, os fãs puderam participar de um campeonato sancionado organizado pela Mad Slayers, que contou até com categorias para o público júnior e sênior. E mesmo os que não sabiam jogar tiveram a oportunidade de aprender com a Dungeon Store, que dedicou seu tempo e espaço para o ensinamento do jogo
TCG para todas as idades com a Mad Slayers!
Armando Nascimento, o ganhador do campeonato de TCG, conta que apesar de ter ido pelo campeonato, também foi pela diversão, e encontrou ótimos desafios na competição.
Primeiramente sobre o evento, estava muito bom, teve uma ótima organização e pontualidade, o ambiente era ótimo, trazia uma sensação nostálgica da época de ouro do Pokémon (para mim, algo em torno do começo dos anos 2000) enquanto mantinha sua cara de evento moderno, relembrar as épocas boas (apesar de não ter tido uma época ruim propriamente dita) da séria foi algo realmente bom e alegre.
Agora se tratando do TCG, o motivo da minha ida ao evento foi pela competição, admito que não tinha me preparado muito, fui com o deck que estava pronto na minha bolsa (um “night march”) e simplesmente só tinha a intenção de me divertir mesmo, porém isto não significa que foi algo fácil, encontrei ótimos decks lá, Yveltall foi um belo problema para mim, apesar da dificuldade, isto não tirou a diversão da partida, nenhuma delas por sinal deixaram de ser muito divertidas, foi uma competição bem equilibrada e organizada, fico feliz pela realização do evento como um todo, espero que possa ter eventos como este novamente, concluo este texto com um obrigado a todos que foram e a todos que organizaram!
E claro, os board games (jogos de tabuleiro) estavam disponíveis para o deleite dos fãs. O pessoal da Pokémon Ultimate Battle deu uma passada pelo evento, e trouxe seus jogos para apresentar para a galera.
Fãs jogam pela primeira vez o board game Pokémon Ultimate Battle
Estandes e produtos
Tinha algo de Pokémon que você queria comprar? Então veio ao lugar certo.
No Poké Party Day, não faltaram lojinhas com os mais variados produtos. Pelúcias, adesivos, camisetas e artesanatos diversos: tudo o que um fã da Nintendo com dinheiro no bolso poderia querer. E isto graças aos nossos amigos da MULTI.Player, Dungeon Store, Oh! My Pudin e mais.
Até mesmo o pessoal da Nintendo World deu as caras com um espaço dedicado a venda de revistas, camisetas e pôsteres.
E nem só de venda de produtos eram feitos os estandes. O Alia Gym trouxe 4 artistas que produziram desenhos em aquarela dos visitantes com seus Pokémon favoritos, algo extremamente exclusivo!
Não faltaram atividades no palco
Durante o evento, rolou um bate papo com os simpáticos Igor Andrade (editor da Nintendo World), Ricardo Syozi (colaborador da Nintendo World), Ivaldo Junior (Projeto X Podcast) e Gustavo Braz (Campeão Ranking Brasil VGC 2015). Os mestres Pokémon estavam lá prontos para sanar as dúvidas dos fãs, e, principalmente, falar dos recém anunciados jogos para o Nintendo 3DS: Pokémon Sun e Pokémon Moon.
Os mestres contaram suas próprias experiências com a série e falaram dos novos jogos para o 3DS: Pokémon Sun e Pokémon Moon
Entre os intervalos das atividades, rolaram desafios de captura de Pokémon. Basicamente, era apresentado um Pokémon no telão, e os visitantes tinham 10 minutos para encontrá-lo no evento, ganhando um booster de TCG no final.
O evento também contou com uma gincana de equipes. Separadas entre as equipes vermelha, verde e azul, os participantes participaram de jogos de perguntas e respostas, mímicas e desenho, onde a cor de seu time tinha influência sobre o adversário (azul sobre o vermelho, vermelho sobre verde e verde sobre azul, exatamente como no jogo).
O público também se divertiu com a gincana dedicada ao fãs da franquia.
Cosplayers!
Sim, os cosplayers marcaram presença no evento, e aproveitaram para trazerem seus melhores trajes para as sessões de fotos com a Otaku Company.
Não faltaram sessões de fotos de cosplayers na área externa
E é claro que não poderia faltar um desfile exclusivo, com uma banca de jurados especialista no assunto.
Babi, a ganhadora do desfile, contou que todos a trataram super bem em um ótimo clima, e que espera por mais eventos assim.
A melhor forma de comemorar o aniversario de um clássico como Pokémon é sem duvida poder estar em um evento temático, rodeado por atrações divertidas e fãs que fazem acontecer.
O evento foi muito bem organizado cheio de pessoas educadas e prestativas. Tive a oportunidade de participar do concurso de cosplay e ficar em primeiro lugar. Todos me trataram super bem com um clima totalmente harmonioso. Espero que demais eventos sigam esse esquema
A resposta do público
Entre os veteranos, existiam também aqueles que começaram a aventura já na geração Ruby e Sapphire. O estudante Otavius, 14 anos, disse que já teve contato com as gerações antigas. "Eu gosto bastante de jogo antigo. Eu inclusive prefiro as versões antigas pelo fato dos Pokémon serem mais reais", completa. Já o estudante de engenharia Danilo Profitti, 25 anos, disse nunca ter ido à um evento antes. "Além desta ser minha primeira experiência com eventos, é a minha primeira experiência com um evento sobre Pokémon. Não conheço muito, mas já assisti alguns episódios da série a ponto de saber o nome de alguns poucos Pokémon", finaliza.
"Me apaixonei pelo evento", diz Danilo
A reação do público foi muito positiva, tanto no evento quanto após ele. Diversas mensagens de elogios pipocaram nos nossos perfis, e as pessoas já estão pedindo por próximos eventos.
O grupo N-Party está extremamente feliz com o resultado. Isto é algo que queríamos há tempos, e acreditamos que não só conseguimos organizar um evento que tanto esperávamos fazer para nosso público, como também que conseguimos colaborar com o cenário carente dos fãs. Ações como estas podem mudar um pouco a percepção da Nintendo em relação ao país, e queremos muito acreditar que isto chegará a eles.
O evento já está dando repercussão em outros lugares. Nos mostraram a timeline de uma funcionária da Nintendo que publicou em seu perfil uma foto do Poké Party Day, e sites com o GoNintendo também publicaram as fotos em sua página.
Veja todas as fotos do evento em nossa página!
Alguns dos elogios que recebemos em nossos perfis
O grupo N-Party está extremamente feliz com o resultado. Isto é algo que queríamos há tempos, e acreditamos que não só conseguimos organizar um evento que tanto esperávamos fazer para nosso público, como também que conseguimos colaborar com o cenário carente dos fãs. Ações como estas podem mudar um pouco a percepção da Nintendo em relação ao país, e queremos muito acreditar que isto chegará a eles.
O evento já está dando repercussão em outros lugares. Nos mostraram a timeline de uma funcionária da Nintendo que publicou em seu perfil uma foto do Poké Party Day, e sites com o GoNintendo também publicaram as fotos em sua página.
"Por estas e outras que decidimos que o Poké Party Day passará a acontecer anualmente.", diz Mario Toledo. "E mais do que isto: queremos fazer eventos como este com uma frequência ainda maior. Enquanto comemoramos o sucesso do evento, já estamos pensando em nossa próxima atividade, portanto, não deixe de ficar ligado!"
Veja todas as fotos do evento em nossa página!
Fotos e edição por Dani Santos Fotografia: https://www.facebook.com/Dani-Santos-Fotografia-469618393150503/
Posted by N-Party on Monday, February 29, 2016