
Houve uma época em que um fã de jogos eletrônicos poderia visitar o Anime Friends não só para conhecer outras pessoas com o mesmo gosto, como também para experimentar novidades e acompanhar competições dos principais games competitivos da atualidade. Era uma época em que empresas como a Level-Up! Games e a Nintendo tinham áreas exclusivas no evento, que também contava com um espaço repleto de consoles e arcades para o público jogar a vontade.
Foi estranho entrar no Anime Friends 2016 e não ter praticamente nenhum espaço dedicado ao fã de games, uma vez que até o próprio site do evento conta com uma área separada para o tema. No caso, o ambiente da Press Start, que traz competições de jogos eletrônicos desde que o Anime Friends começou, estava escondido dentro dos demais estandes de editoras e lojas de vendas de produtos. Era necessário prestar muita atenção para entender que aquele aquele canto com 10 televisores e consoles era o espaço de games do maior evento de cultura pop da América Latina.
O espaço da Press Start no Anime Friends 2016
Já fui de épocas em que a Press Start era referência para competições de jogos eletrônicos, conhecido como o lugar em que os melhores jogadores se encontravam para testar suas habilidades em campeonatos acirrados e com centenas de participantes. Neste ano, era quase possível contar nos dedos os números de inscritos, mesmo para os dias em que se tinha mais visitantes no evento.
O maior problema, talvez, seja na falta de investimento no espaço, que vem sendo reutilizado nos demais eventos da organizadora. O público que gostaria de assistir às competições precisou se espremer para tentar enxergar as lutas nos televisores, que concentraram em até 2 pontos por jogo. Em um ano em que os fãs estão cada vez mais acompanhando jogos competitivos como expectadores e depois de um evento como a final do CBLoL 2016 em São Paulo, não ter um espaço em que se possa sentar e assistir as partidas é quase como um descompromisso com o fã, que por sinal, teve que andar por ambientes alagados no evento durante a chuva do último sábado (16).
A chuva tomou conta do chão do espaço coberto do Anime Friends
Houve muita coisa externa que aconteceu durante o Anime Friends e não foi aproveitado dentro do evento. Começando pela própria final do CBLoL, transmitida em canais de TV e salas de cinema e indo até a EVO, a maior competição de jogos de luta do mundo. Já que havia um espaço para compra de pipoca do Cinemark, não seria interessante ter um lugar para sentar e assistir a estes campeonatos?
Enquanto a lista dos jogos disponíveis da Press Start contempla apenas 5 títulos de luta e 1 de futebol, existe uma grande lista de games que não estão sendo sendo considerados. Entre eles, jogos que movimentam milhares de pessoas ao redor do mundo para eventos presenciais, como Counter Strike, League of Legends e outros. Já vimos eventos como o Brasil Mega Arena trazer ambientes dedicados, mas onde foi parar esta parceria?
Existiam outros espaços isolados que continham um pouco da experiência de jogos eletrônicos. O estande da Bandai Games trouxe pontos para testar jogos já lançados para consoles da Sony, e ambientes como o da SaGa contaram com um espaço para se jogar Just Dance, administrado pelo grupo da Dance Party. Nenhuma novidade ou lançamento podia ser testado no local, e nem ambientes para desenvolvedores indies foram cogitados.
O espaço da Bandai no Anime Friends 2016 trazia apenas jogos que já foram lançados há algum tempo.
O que parece é que o evento não faz questão de investir em jogos eletrônicos, até porque os espaços da N-Party e da LOP-SP nem mesmo estiveram na edição deste ano. E esta não é uma crítica ranzinza de alguém que esteve organizando um ambiente para fãs de jogos eletrônicos nas últimas 5 edições do evento, mas sim uma crítica de um fã de jogos eletrônicos que não se identificou com nada dentro da edição do Anime Friends deste ano.